Alerta de SMS

This is some blog description about this site

PERIGO NA DETONAÇÃO DE ROCHAS: ULTRA LANÇAMENTO DE ROCHAS (FLYROCK)

PERIGO NA DETONAÇÃO DE ROCHAS: ULTRA LANÇAMENTO DE ROCHAS (FLYROCK)

INTRODUÇÃO

Flyrock

Arremesso de fragmentos de rocha decorrente do desmonte com uso de explosivos que pode viajar a distâncias superiores da área de segurança explosão podendo resultar em lesões humanas, mortes e danos estruturais.

Apesar do fato do flyrock consumir apenas 1% da energia explosiva utilizada numa detonação, seu efeito é de natureza mais grave em comparação a outros efeitos, tais como, as vibrações provenientes da detonação que se propagam pelo solo, em virtude dos danos que pode provocar.

b2ap3_thumbnail_flyrock02.png

Vários estudos têm sido feitos no sentido de se conhecer e prever a distância máxima de projeção:

·        Relações empíricas

Várias relações empíricas foram estabelecidas para prever o flyrock resultante de uma detonação, no entanto, os métodos empíricos existentes consideraram apenas um número limitado de parâmetros eficazes sobre a distância de flyrock, ao passo que esse fenômeno também é afetado por outros parâmetros, tais como a geometria da detonação e condições geológicas.

·        Métodos de caráter estatísticos, tais como a regressão múltipla Têm chamado a atenção principalmente devido à sua facilidade de uso. No entanto, a implementação dos métodos de previsão de regressão não é confiável, se os novos dados obtidos forem muito diferentes dos dados originais, fazendo com que a forma da equação obtida tenha que ser constantemente atualizada.

           Redes neurais artificiais (RNAs)

 Tem sido relatado bons resultados em muitos estudos, mas ainda existem algumas limitações.

Assim, apesar de estar havendo progressos significativos nesta área de estudo, muitos acidentes com flyrock continuam a acontecer.

MECANISMOS DO FLYROCK

 O FLY ROCK proveniente de uma detonação pode resultar de três mecanismos chaves:

 - Falta de confinamento da energia na coluna explosivo.

-  Carga insuficiente para o diâmetro do furo

-  Zona de fraqueza da rocha

 

     A-   Rompimento prematuro de parte da face: As condições de carga geralmente controlam a distâncias de lançamento do flyrock da frente de detonação.

       B-   Formação do efeito cratera: Se a relação entre a altura do tampão e o diâmetro do furo for muito pequena ou a região do colar do tampão for fraca o flyrock pode ser projetado em qualquer direção.

       C-  Ejeção prematura do tampão:A relação comprimento do tampão x diâmetro do furo é suficiente para evitar a formação do efeito cratera, mas se o material utilizado no tampão não for adequado ou ainda seu comprimento também não for adequado poderá haver a geração de flyrock.

b2ap3_thumbnail_flyrock03.png

b2ap3_thumbnail_flyrock04.png

O ERRO HUMANO

O erro humano também é um dos fatores que conduzem acidentes com flyrock em detonações de rocha e, portanto, todo o acidente com explosivos deve ser amplamente investigado, aprendendo-se com as informações provenientes da mesma de forma a melhorar desempenho, procedimentos operacionais, regras de conduta e processos.

A prevenção do Flyrock deve ser gerenciada de forma proativa, incluindo a identificação e análise de eventos precursores. Todas as medidas necessárias e pertinentes devem ser tomadas para se prevenir e evitar erros sistemáticos e práticas inadequadas de trabalho que possam vir a resultar em acidentes com flyrock.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS

 Sua prevenção dá-se através da elaboração de um bom plano de fogo

  • Deve haver um planejamento cuidadoso antes de detonar.
  • O blaster deve assegurar que a zona de perigo esteja sem a presença de trabalhadores e seja mantida limpa durante a operação de detonação.
  •  Sempre que possível os furos carregados devem ser cobertos por esteiras de pneus ou outro material adequado para ajudar a conter material que por ventura esteja solto na bancada.
  • Usar sempre material adequado no tampão para melhor o confinamento do explosivo
  •  Usar tempos adequados de retardamento na linha e entre linhas
  • O Blaster precisa examinar visualmente e\ou fazer a perfilagem da face para descobrir estas zonas de fraqueza, ultra quebra; concavidades, juntas e saliências.
  • Evitar sobrecarga de explosivos no furo e na bancada (usar a razão de carga adequada)
  •  Limpe a superfície da bancada, retirando pedras soltas que possam facilmente serem ejetadas pelos gases da detonação que saem pelo colar do tampão
  •  Evite usar um comprimento do tampão menor do que a distância do afastamento. Um tampão de comprimento curto pode criar o efeito cratera.
  • Use um material bom como tampão. Não use material fino proveniente da perfuração.
  • Verifique se o plano de perfuração está correto e que os furos estão perfurados com inclinação correta
  • Projete o plano de fogo de modo que cada furo tenha quebra livre e o tempo adequado de retardo uns em relação aos outros.
  • Verifique se há a presença de zonas incompetentes e vazios e carregue com cuidado, tampone as partes incompetentes dos furos.
  • Carregue a primeira linha com cuidado. Verifique a presença de afastamentos curtos em virtude de ultra quebra provocada pela detonação anterior

HISTÓRICO DE ALGUNS ACIDENTES COM FLYROCK

b2ap3_thumbnail_flyrock05.png

b2ap3_thumbnail_flyrock06.png

b2ap3_thumbnail_flyrock-07.png

b2ap3_thumbnail_flyrock08.png

b2ap3_thumbnail_flyrock09.png

b2ap3_thumbnail_flyrock10.png

REFERÊNCIAS:

U.S Department Of Labor – Mine Safety and Health Administration – Fatalgrams and fatal Reports

Impactos ambientais associados a desmonte de rocha com explosivos - Gilda Carneiro Ferreira; Elias Carneiro DAITX; Caetano Dallora Neto – São Paulo, UNESP, Geociências, v.25, n.º 4, p. 467-473, 2006.

Desmonte de rocha com técnicas de produção mais limpa: uma contribuição para a saúde do trabalhador-  Júlio Cesar de Pontes; José Lins Rolim Filho; José Adailton Lima Silva; Monalisa C. S. Medeiros; Vera Lúcia Antunes de Lima.- Estudos Geologicos v. 22(2) 2012-               www.ufpe.br/estudosgeologicos

G1 Explosões em pedreira colocam em risco moradores de Salto de Pirapora notícias em Sorocaba e Jundiaí - 21/10/2014 21h20 Atualizado em 21/10/2014 21h20 - http://g1.globo.com/saopaulo/sorocabajundiai/noticia/2014/10/explosoesempedreiracolocamemriscomoradoresdesaltodepirapora. Html

Pedreira é interditada após acidente que matou jovem em São José Notícias do Dia Online. http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/159254empresaresponsavelpelaexplosaodapedreiraquematouumjovememsaojosefoiinterditada.

1988 - Olofsson - Applied Explosives Technology for Construction and Mining

 

 Research Article - A Novel Approach for Blast-Induced Fly rock Prediction Based on Imperialist Competitive Algorithm and Artificial Neural Network –Aminaton Marto, Mohsen Hajihassani,Danial Jahed Armaghani,Edy Tonnizam Mohamad, and Ahmad MahirMakhtar - The Scientific World Journal

Hard Rock Quarry Seismicity and Face Bursting Flyrock Range Prediction in the Granite and Migmatites Rocks of North Central Nigeria C. L. Eze.*, U. U. Usani ** *(Institute of Geosciences and space Technology, Rivers State University of Science and Technology, Port Harcourt, Nigeria)  ** (Department of Geography, Nigerian Defence Academy, Kaduna, Nigeria)- C. L. Eze Int. Journal of Engineering Research and Applications www.ijera.com ISSN : 2248-9622, Vol. 4, Issue 12( Part 2), December 2014, pp.01-06

ENVIRONMENTAL AND SAFETY ACCIDENTS RELATED TO BLASTING OPERATION - Lazar Kricak, Vladislav Kecojevic,Milanka Negovanovic, Ivan Jankovic and Dario Zekovic - American Journal of Environmental Science, 2012, 8 (4), 360-365  ISSN: 1553-345X ©2012 Science Publication doi:10.3844/ajessp.2012.360.365 Published Online 8 (4) 2012 (http://www.thescipub.com/ajes.toc)

An Analysis and Prevention of Flyrock Accidents in Surface Blasting Operations - by T. S. Bajpayee, Harry C. Verakis, and Thomas E. Lobb

 ROCK BLASTING and the COMMUNITY

Boy Killed by Flyrock; Va. Residents Cite Flawed Regs Winds of Change, February 2005 - Http://ohvec.org/newsletters/woc_2005_02/article_15.html

http://www.killthealbionquarry.org/DEATHFROMTHESKYFLYROCK.

 DMM Safety Alert:  Flyrock Impacting Highways – Virginia Department of Mines Minerals and Energy.

Flyrocks Issues from Quarry Blasting – By Ir. Look Keman Sahari – Jurutera November 2013.

Hazard Alert - POSTER # 94-13 – Archival Collection of WCB Health and Safety posters – 1969.

DANGERS POSED TO HIGHWAY 7 BY HIDDEN QUARRY FLYROCK - WILLIAM HILL P. ENG. FOR WILLIAM HILL MINING CONSULTANTS LIMITED December 10, 2013

 

 

Avalie esta postagem:
11
ASMA RELACIONADA AO TRABALHO